Sindicato da Alimentação de Alegrete

Noticias, Informação, mantenha-se informado e atualizado no dia a dia participe afinal sua participação é muito importante.

Marcos Rosse-Presidente

terça-feira, 11 de setembro de 2012

JBS


As atividades da JBS tiveram início em 1953, com uma pequena planta de abate em Anápolis (GO). Nas décadas seguintes, o grupo expandiu suas operações através da aquisição de dezenas de unidades produtivas no Brasil – atualmente, são 35 frigoríficos e abatedouros.
Paralelamente, em 2005, iniciou também uma agressiva política de aquisições internacionais. Como resultado, tornou-se hoje o maior processador de proteína animal do mundo. Possui quase 130 mil empregados, 49 mil deles no Brasil.
Na última década, a expansão das atividades da JBS contou com decisivo apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), estatal vinculada ao governo federal. O banco aportou mais de 10 bilhões de dólares no grupo através da compra de ações, de debêntures e da concessão de financiamentos.
O grupo está presente hoje nos segmentos de carne bovina, suína, ovina e de aves – em maio de 2012, assumiu a operação das plantas da Frangosul (grupo Doux) no Brasil. Possui também indústrias de lácteos, couro, biodiesel e colágeno.
Operações internacionais:
O grupo JBS possui plataformas de produção e escritórios na Argentina, Itália, Austrália, Egito, Estados Unidos, Uruguai, Paraguai, México, China e Rússia, entre outros países.
Nos Estados Unidos, adquiriu, em 2007, a Swift Foods Company, e, em 2009, a Pilgrim’s Pride, tornando-se um dos líderes locais no processamento de carne bovina, suína e de frango. Formou também uma joint venture com a Jack Link’s, líder norte-americana na produção de snacks de carne.
Na Austrália, a JBS controla mais de dez plantas de abate, sendo o líder na produção de carne bovina e o segundo maior no mercado de ovinos.
No continente sul-americano, além das operações brasileiras, a JBS também é dono de frigoríficos na Argentina, Paraguai e Uruguai.
Na China, o grupo possui uma fábrica de couros.
Acionistas:
A Fb participações (controlada pela família Batista, fundadora da JBS), é a acionista majoritária do grupo frigorífico. O segundo maior sócio (29,92% do capital) é o BNDES.
Outro acionista de destaque é o fundo de investimentos PROT (3,49% do capital), formado pelo próprio BNDES e pelos fundos de pensão dos funcionários da Petrobras (Petros) e da Caixa Econômica Federal (Funcef).
A JBS negocia suas ações na bolsa de valores desde 2007.
Conheça problemas trabalhistas em frigoríficos da JBS:
+ Vara do Trabalho de Goiânia condena JBS a conceder pausas em três indústrias e a pagar danos morais coletivos
+ Na JBS de Naviraí (MS), calor intenso e mau cheiro do setor de matança de bois do frigorífico provocavam desmaios
+ Trabalhador da JBS de Campo Grande (MS) tem perna amputada depois de sofrer acidente em máquina do setor de abate
Decisão judicial obriga JBS de Água Boa (MT) a não prorrogar jornada e a conceder pausas para recuperação térmica
+ JBS de Juara (MT) descumpre CLT e Justiça obriga frigorífico a conceder pausas a empregados dos setores com temperatura abaixo de 15oC
+ Entre 2005 e 2011, JBS de Barra do Garças (MT) teve média de mais de um acidente por mês, afirma MPT
+ Com 1.850 empregados, JBS de Barretos registrou 496 afastamentos por problemas físicos e psíquicos no primeiro semestre de 2011, diz MPT
+ JBS demite 1.300 empregados sem negociação prévia e é processada por impacto social gerado em Presidente Epitácio (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário