Sindicato da Alimentação de Alegrete

Noticias, Informação, mantenha-se informado e atualizado no dia a dia participe afinal sua participação é muito importante.

Marcos Rosse-Presidente

sexta-feira, 16 de março de 2012

MATERIA CNTA.

quarta-feira, 14 de março de 2012

CNTA ESTRANHA "RELAÇÃO HARMONIOSA" ENTRE OS CONCORRENTES BRF E MARFRIG EM AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE DEMISSÕES NO SETOR DE ALIMENTOS!!


Realizada nesta quarta-feira, dia 14 de março, na sala Alberto Pasqualini, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, audiência pública promovida pela Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, para tratar das demissões que vem ocorrendo no setor de alimentos.
Foto: Galileu Oldenburg
Sob a coordenação dos Deputados Estaduais Valdecir Oliveira e Luiz Fernando Schmidt, estiveram presentes diversas entidades sindicais de trabalhadores da alimentação do Rio Grande do Sul, dentre elas a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, CNTA, que esteve representada pelo Coordenador político da sala de apoio aos sindicatos da alimentação da região sul, Darci Pires da Rocha.
Também estiveram presentes diversas autoridades políticas, entre elas o Prefeito de Bom Retiro do Sul, Celso Pazuch, município cujo risco de fechamento da unidade industrial, envolvida na troca de ativos entre a BRF e o Marfrig, com a consequente demissão de um grande número de trabalhadores, foram um dos motivos que levaram a realização da audiência pública.
Durante a sua intervenção, o Prefeito Celso Pazuch relatou as graves consequências sociais para Bom Retiro, caso a fábrica seja desativada e ressaltou a importância da luta dos trabalhadores, através do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Estrela e da CNTA para impedir a retirada de máquinas e a desativação da fábrica.
foto: Galileu Oldenburg
Darci Rocha falou sobre as demissões que vem ocorrendo nas indústrias da alimentação, sobre a situação de Bom Retiro do Sul e fez questão de ressaltar que a troca de ativos entre a BRF e a empresa Marfrig tem sido a principal preocupação pela atitude das duas empresas e pela forma pouco clara que vem sendo tratada.
-É estranho essa relação harmoniosa entre concorrentes como está ocorrendo entre a BRF e Marfrig nesta troca de ativos. Se a determinação do CADE foi para que a BRF se desfizesse de fábricas e marcas para que houvesse concorrência para não caracterizar monopólio no setor, é para que o comprador passe a produzir estabelecendo assim a concorrência, oferecendo ao consumidor outra opção de compra de produtos. Mas se quem vende a fábrica retira as máquinas e quem compra não tem interesse em produzir, a concorrência continua a não existir. Afirmou Darci!
Em nome da CNTA, Darci Rocha apresentou duas propostas a Comissão de Economia e Desenvolvimento sustentável com relação ao problema:
-Que seja enviado um ofício ao CADE pedindo a intervenção do órgão para que a empresa Marfrig seja impedida de adquirir os ativos da BRF, pois está claro que isso não atenderá a resolução do próprio Conselho; E que a BRF se abstenha de retirar quaisquer bens, incluindo o maquinário, mantendo o nível de emprego e produção dos ativos a serem vendidos, para que o comprador que adquirir esses bens possa produzir, estabelecendo concorrência a Brasil Foods.
Ao final da audiência os Deputados propuseram a criação de uma subcomissão para acompanhar o caso das demissões no setor. O Deputado Valdecir pediu ainda aos presentes que sejam encaminhados dados ao seu gabinete ou a comissão, no prazo de uma semana, para que seja solicitado ao CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica, esclarecimentos sobre o caso.
Por: Luiz Araújo


terça-feira, 13 de março de 2012

LANÇAMENTO DA CAMPANHA SALARIAL 2012 DA CNTA NO RIO GRANDE DO SUL JÁ TEM DATA PREVISTA!

Será em abril o lançamento da Campanha Salarial 2012 da CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins e sindicatos filiados, no Rio Grande do Sul.
Esse ano as atividades de lançamento serão regionalizadas. A primeira assembléia de lançamento está prevista para a região sul, na primeira semana de abril, em Pelotas, com dia, local e horário a serem confirmados. No dia 12 de abril, acontecerá nas missões, na sede da CASUSA, em Santo Ângelo, ao lado do SINTRIASA - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Santo Ângelo e Região, às 18:30 hs.
Com o tema "VAMOS JUNTOS LEVANTAR O NOSSO SALÁRIO!", a CNTA e os sindicatos de trabalhadores da alimentação filiados pretendem conclamar a todos os trabalhadores das indústrias da alimentação do RS a unirem forças pela valorização da categoria, visando obter um reajuste salarial e condições de trabalho condizentes com a atual situação econômica brasileira, como a 6ª maior economia global.

Darci Pires da Rocha, coordenador político da sala de apoio da CNTA para a região sul, informou que serão confeccionados diversos materiais de campanha como panfletos, banners, camisetas e bonés, que serão distribuídos em todo o estado para mobilizar a categoria da alimentação na luta pela conquista de avanços em 2012.

-No nosso seminário de negociação coletiva, os números apresentados pelo DIEESE não deixam dúvidas quanto ao momento vivido pela economia brasileira, que apresenta um forte e contínuo crescimento, tanto que já é a 6ª maior economia do mundo e caminha para ser a 5ª. Somado ao crescimento do setor da alimentação no Rio Grande do Sul em 2011, está claro que esse é o momento de buscar um reajuste significativo para os salários e avançarmos na conquista da redução da jornada de trabalho, de melhores condições de saúde e segurança para a categoria. As empresas tem condições de remunerarem bem melhor os trabalhadores, mas é preciso que a categoria esteja unida e cobre de suas entidades representativas mais ousadia. declarou Darci, e concluiu -É importante que as entidades sindicais contemplem em suas pautas os números que já estão dados, como por exemplo, o índice de 14,75% do piso regional, e além disso, é preciso que estejam atentas a conjuntura que envolve as demais categorias em seus pedidos, para que o ramo da alimentação acompanhe os demais segmentos na luta por avanços para todos os trabalhadores.
Por Luiz Araújo

0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário