Sindicato da Alimentação de Alegrete

Noticias, Informação, mantenha-se informado e atualizado no dia a dia participe afinal sua participação é muito importante.

Marcos Rosse-Presidente

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

FINAL DE ANO 10.







FELIZ NATAL A TODOS E UM EXCELENTE 2014 SÃO OS DESEJOS DE TODA A DIRETORIA DO SINDICATO DA ALIMENTAÇÃO DE ALEGRETE.
MARCOS ROSSE

A Equipe do Hemocord deseja um Felizes Festas!



segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

EMOÇÃO MARCA CERIMÔNIA DE POSSE DA NOVA DIRETORIA DO STI PANIFICAÇÃO DE PORTO ALEGRE!


 COLÔNIA DE FÉRIAS, NO BALNEÁRIO PINHAL, RECEBEU LIDERANÇAS DE TODO O RIO GRANDE DO SUL!


Em cerimônia realizada no dia 07 de dezembro de 2013, na belíssima colônia de férias da entidade no Balneário Pinhal, cidade localizada no litoral gaúcho, tomou posse a nova direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Panificação de Porto Alegre - STIPANPA, para o quadriênio 2013/2017.
Tendo a frente da diretoria Vilson Rodrigues Pereira, novo presidente da entidade, a cerimônia contou com a presença de diversas lideranças do movimento sindical, em especial do ramo da alimentação, como os sindicatos de trabalhadores nas indústrias da alimentação de Alegrete, Bagé, Camaquã, Estrela, Pelotas, Passo Fundo e Alimentação de Porto Alegre.
Representando a CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, Darci Pires da Rocha, coordenador político da sala de apoio da entidade aos sindicatos de trabalhadores da alimentação da região sul, falando em nome do presidente Artur Bueno de Camargo, saudou os presentes, relembrou a importância da entidade com uma história que demonstrou a todos o espírito de solidariedade e companheirismo que sempre marcaram a atuação do STIPANPA, fazendo questão de agradecer a todos, para logo em seguida, em nome dos trabalhadores da alimentação de todo o Brasil, declarar empossada a nova diretoria da entidade.

Fazendo uso da palavra, os diretores Adoniran Martins, tesoureiro, e Sebastião Nunes Pinto, vice-presidente, ambos empossados na cerimônia, agradeceram a presença de todos e exaltaram aqueles que, de alguma forma, sempre contribuíram para que a entidade tivesse o êxito e a credibilidade no trabalho que desenvolve em favor dos trabalhadores, das assessorias jurídicas, médicas, odontológicas e contábil incluindo as companheiras que prestam serviços direto na entidade.
Marcelo Abbud, assessor jurídico da entidade fez um breve relato, ressaltando a importância da entidade para os trabalhadores ao relatar sua experiência no trabalho que desenvolve junto ao STIPANPA.
Já como novo presidente da entidade, Vilson Pereira falou da responsabilidade de estar a frente da uma entidade centenária como o sindicato da panificação.
-Sei da grande responsabilidade que me foi passada, pela confiança dos meus companheiros e dos trabalhadores que votaram nessa direção, mas sei que posso contar com a união e com o trabalho de todos para lutarmos pela categoria. Pretendo desenvolver um trabalho com uma presença constante junto aos trabalhadores nas fábricas. Afirmou o novo presidente!
EMOÇÃO!
O ponto emocionante da cerimônia ficou por conta das palavras de Waldir Canibal de Ávila, despedindo-se da presidência da entidade para assumir a função de secretário Geral.
Ao relembrar sua trajetória ressaltou a importância de todos que o ajudaram, agradecendo, em especial ao seu pai, pela consciência política adquirida que o levaram a militância política e sindical e a sua esposa pelo trabalho e dedicação a família e a entidade.
UMA BREVE CONSIDERAÇÃO E TESTEMUNHO!
Toda nova diretoria de qualquer entidade sindical de trabalhadores sempre assume um grande desafio ao se propor participar de um mandado sindical, mas Vilson Rodrigues Pereira e seus companheiros estão a frente de uma tarefa grandiosa, pois não estarão conduzindo, apenas, mais uma entidade sindical como tantas outras, mas uma entidade centenária cujo patrimônio político é um dos mais ricos da história do movimento sindical de trabalhadores gaúchos e brasileiros.
O legado desta entidade é tal que se confunde com a própria história do movimento operário brasileiro, o que faz do STIPANPA testemunha, mas ao mesmo tempo protagonista direto das grandes lutas de classe e com isso, responsável por conquistas sociais e políticas que, inclusive, fazem de todos nós, trabalhadores da alimentação o que hoje somos, com todas as transformações que sofremos ao longo de um século.
Sabemos que a entidade está muito bem preparada para encarar os desafios futuros, pois além de contar com um grupo de trabalho dos mais qualificados, conta com uma diretoria com membros dedicados, com capacidade política de intervenção, cujo prestígio faz da entidade uma liderança natural no ramo da alimentação em todo o Brasil.
Se é certo que não é algo simples suceder uma liderança forte como Waldir Canibal de Ávila, cujo acumulo político, poder de análise e proposição é indiscutivelmente dos mais respeitados do meio sindical do ramo da alimentação, por outro lado ninguém melhor preparado do que uma pessoa, como o Vilson por exemplo,  que privou e continuará privando do convívio dele, o que somado a sua própria experiência de vida, o torna absolutamente qualificado para a tarefa, ainda mais contando com companheiros do quilate de um Adoniran e um Sebastião Pinto, dentre outros.
Para pessoas como eu e o companheiro Darci Rocha, que tivemos a oportunidade de travar inúmeras batalhas ao lado destes sindicalistas, somando forças com essa entidade em diversos acontecimentos,  estar presente e ser testemunha dessa transição foi um momento de muita emoção e que ficará marcado para sempre, pois assim como para a CNTA é um orgulho contar com um filiado com uma história tão rica, para nós é uma honra e um privilégio termos a todos como amigos e companheiros.




Por Luiz Araújo

FAZENDO HISTÓRIA!


CNTA COMEMORA 25 ANOS DE FUNDAÇÃO COM LIDERANÇAS E TRABALHADORES DE TODO O BRASIL!

Aconteceu no Rio de Janeiro, em programação com atividades que se estenderam dos dias 25 à 28 de novembro, contando com a inauguração da sub sede em Petrópolis (dia 25/11/2013); Reunião com o empresariado do estado do Rio de Janeiro (dia 26/11/2013); Lançamento da cartilha da NR 36 e apresentação de uma pesquisa inédita do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos, sobre o perfil dos trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Brasil e culminando com a comemoração dos 25 anos de fundação da CNTA - Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins, entidade que teve seu início de trajetória no Rio de Janeiro, daí a escolha para a comemoração do seu jubileu de prata.
Durante as atividades que se seguiram, que contou ainda com uma palestra motivacional sobre inovação e planejamento de Alfredo Rocha, onde a direção da CNTA lançou um curso on line destinado as lideranças sindicais, além de um encontro entre as assessorias jurídicas das entidades sindicais de todo o país para debater a questão envolvendo a correção do FGTS, o presidente da Confederação, Artur Bueno de Camargo, em nome de sua direção, fez questão de agradecer a todos que de alguma forma contribuíram, não só para a criação da entidade, mas também pelo trabalho realizado ao londo desses 25 anos.
-Temos plena consciência do muito que ainda precisa ser feito, mas felizes por todo trabalho que consolidou nossa Confederação como uma entidade de luta em defesa dos trabalhadores do ramo da alimentação do Brasil. Afirmou Artur

Durante as atividades, o Rio Grande do Sul esteve representado por várias lideranças das entidades filiadas a CNTA no estado, como os Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Alegrete, Bagé, Camaquã, Caxias, Estrela, Pelotas, Passo Fundo, Porto Alegre, São Gabriel, Venâncio Aires, além do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Panificação de Porto Alegre, entidade que este ano comemorou 100 anos de fundação.
Dentre as várias homenagens prestadas pela direção da CNTA, nosso estado contou com o reconhecimento as figuras de Mario ProvenziMilton Francisco do Santos, que pormotivo alheios as suas vontades não puderam se fazer presentes, tendo sido representados por Renato de Oliveira Borges, presidente do STIA Alimentação de Porto Alegre e Arlete Beatriz C. Schmitz, presidente do STIA Caxias do Sul, e José Mario Schiavon, figuras que estiveram presentes na criação e na primeira direção da entidade respectivamente.
Agradecendo a homenagem, Schiavon ressaltou a importância da CNTA e pediu um atenção especial com a formação sindical, a qual considera indispensável para qualquer entidade qualificar quadros de dirigentes para enfrentar os novos desafios que a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores exige.
Fazendo uso da palavra, Darci Pires da Rocha, coordenador político da sala de apoio da CNTA da região sul, falou sobre os 25 anos da entidade ao Boletim Informativo.
-Essa jovem entidade, uma vez que 25 anos é um curto período na vida de uma entidade, já realizou muito, principalmente quando permitiu a associação de entidades sindicais de primeiro grau, porque isso ajudou a descentralizar fazendo com que a nossa Confederação esteja muito próxima as suas bases, por consequência, aos trabalhadores. A criação das salas de apoio só demonstra como a direção da CNTA e seu presidente Artur Bueno de Camargo, realmente apostam concretamente nessa política de descentralização como forma de levar o trabalho da CNTA a cada canto do Brasil. Disse Darci!

Para cada um daqueles que puderam participar deste evento, mas muito mais, de alguma parte da vida política da entidade, fica a certeza que a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins alcançou uma importância tal que, talvez, nem mesmo seus idealizadores pudessem mensurar. Primeiro porque ela deu uma identidade nacional a uma categoria que antes da  criação da CNTA estava inserida nas políticas de desigualdades sociais que sempre classificou seres humanos, trabalhadores e trabalhadoras segundo suas regiões no país, negando, dessa forma, os mesmos direitos, como se aqueles que fabricam os mesmos produtos sejam mais ou menos merecedores por serem nordestinos, da região sul ou sudeste, por exemplo.


É com a CNTA que trabalhadores e trabalhadoras do mesmo ramo começam a se conhecerem e a se reconhecerem como iguais, passando a lutar unidos por salários, saúde, respeito e dignidade, a frente de temas contra a discriminação de gênero, de raça, dentre tantas outras.
Se é certo que ainda não podemos dizer que trabalhadores e trabalhadoras de indústrias frigoríficas em geral, sulcro-alcooreiras, bebidas em geral, panificação, agroindustriais e tantas outras, que produzem a riqueza do Brasil possuem os mesmos direitos, podemos afirmar que ao longo desses 25 anos de existência a CNTA contribuiu, e muito, para a diminuição acentuada dessa absurda discriminação.
Apesar da resistência patronal, justificada pelo antagonismo de interesses que fazem parte da luta de classes, e das inúmeras  tentativa de tirar o protagonismo da luta e da liderança do ramo da alimentação do Brasil, essa injustificável por ser motivada apenas por vaidades pessoais, ver lideranças do Brasil inteiro exaltando esses primeiros 25 anos, de muitos que hão de vir, deu a certeza, a todos que lá puderam estar presentes, que desde a sua fundação, até os dias de hoje, trabalhadores e trabalhadoras das indústrias de alimentação do Brasil tem muito do que se orgulharem, pois a entidade que personifica a união de cada um e cada uma a nível de Brasil, vem ajudando a escrever a história política do país, nos seus momento históricos, irmanada a classe trabalhadora em geral, ao longo desses 25 anos. E por mais que tentem, é impossível falar sobre a luta dos direitos de homens e mulheres, de norte a sul, sem falar na Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins - CNTA!





matéria postada por Marcos Rosse
Escrita por Luiz Araujo. 

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Toma posse nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação de Bagé







            Na noite do último dia 9 de novembro, em assembléia extraordinária, tomou posse a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé para o período 2013/2017. O ato lotou o salão da sede social da entidade. A assembléia foi conduzida pelo presidente da Comissão Eleitoral, Luiz Mário Cougo, que passou o comando dos trabalhos em seguida ao coordenador político da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação e Afins para o Rio Grande do Sul, Darci Pires da Rocha. Na ocasião, o atual presidente do STIA/Bagé, Luiz Carlos Cabral, foi reeleito pela categoria.
            Conforme determina o estatuto da entidade, havendo apenas uma chapa inscrita dispensou-se o processo eleitoral, ocorrendo a assembléia e a eleição por aclamação. Todos os presentes à assembléia associados do Sindicato aprovaram a chapa, não havendo voto contrário nem abstenções.
            Estiveram presentes à assembléia os presidentes dos sindicatos de trabalhadores nas indústrias de alimentação de Alegrete (Marcos Rosse), Passo Fundo (Miguel dos Santos), Dom Pedrito (Éver da Rosa),Camaquã (Luiz Carlos Cardoso), além do secretário de Formação Política do sindicato da categoria em Pelotas, José Mário Schiavon. Também prestigiaram a cerimônia lideranças sindicais de Bagé, como o secretário do Sindicato dos Bancários, Ricardo Machado, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Nélson Wild, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Civil e Mobiliário, Nicanor Fara.
Manifestações
            O coordenador do departamento jurídico do Sindicato, advogado Álvaro Meira, enfatizou a importância do trabalho da diretoria, superando obstáculos e buscando a garantia dos direitos da categoria, muitas vezes procurando a Justiça. Meira reiterou a força e atuação da entidade, que tem reconhecimento em nível estadual e nacional. “Com essa eleição quem ganha é a categoria”, frisou.
            Wild lembrou que a luta dos sindicatos é comum pela busca de conquistas aos trabalhadores. O líder dos trabalhadores rurais manifestou que as lutas para a melhor valorização de atuação do Ministério do Trabalho, o fim do fator previdenciário e a redução da jornada de trabalho são desafios que precisam da união de esforços. “Vocês renovam esse voto de confiança a essa diretoria, que segue em busca de vitórias para todos”, citou o presidente.
            Fara conclamou a juventude para que se uma aos diretores mais experientes e colabore com a atuação do sindicato. Alertou que no setor da construção civil muitas vezes os jovens parecem distantes das conquistas, como se os direitos obtidos já estivessem garantidos por natureza. “As pessoas não sabem as dificuldades que enfrentamos para defender direitos e garantir melhores condições de trabalho às nossas categorias”, assinalou.
            Presidente do STI da Alimentação de Alegrete, Marcos Rosse disse que viajar mais de 300 quilômetros para estar na posse da diretoria em Bagé valia o esforço. Rosse ratificou a importância da renovação da diretoria, o que engrandece o movimento sindical. “A cidade de Bagé é um exemplo para nós em Alegrete. Quanto mais conquistas obtemos, maior é o estímulo para buscarmos melhorias para a nossa categoria”, acentuou.
            Para o presidente do STI da Alimentação de Passo Fundo, Miguel dos Santos, o fortalecimento dos trabalhadores de Bagé é evidente, devido à organização e confiança que a categoria deposita na atuação do sindicato. Santos recordou as mobilizações para os acordos coletivos, onde a união dos trabalhadores torna possível a luta por melhores acordos salariais, mesmo contrariando a vontade dos empresários do setor. “Temos certeza que os trabalhadores de Bagé e região estão muito bem representados”, registrou.



Conclamação e desabafo
            Presidente reeleito do STIA/Bagé, Cabral agradeceu ao apoio dos associados, diretores, funcionários e colegas de outros sindicatos. O líder sindical revelou que diretores abriram mão de concorrer novamente para oportunizar a outros colegas a possibilidade de compor a chapa. “Temos o ingresso de cinco mulheres e renovamos quase um terço da diretoria”, salientou.
            Ao recordar de companheiros que se esforçaram ao longo da história para fortalecer o sindicato, Cabral se emocionou. Destacou que em 2014 a entidade irá completar 80 anos – no dia 24 de junho. “Muitas vezes a gente pensa em parar, mas no outro dia para, pensa e retoma o ânimo para novas batalhas”, confessou. “A luta não é fácil, mas temos que suportar. Precisamos conseguir porque o trabalhador precisa de nossa atenção, carinho e união. Só assim construiremos nossas vitórias”, analisou.
            O presidente também desabafou. Sem citar nomes, ressaltou que muitas pessoas tentaram denegrir o nome do Sindicato e dos diretores. “Muitos tentam nos trair pelo caminho. Se não fosse por vocês (dirigindo-se aos trabalhadores), não estaríamos aqui”, afirmou.



Composição da nova diretoria
Efetivos
Luiz Carlos Cabral Jorge (presidente)
Cláudio Gomes Gonçalves (vice-presidente)
José Cacildo Conde de Moura (1º secretário)
Alceu Berone Marques de Oliveira (2º secretário)
Anselmo Anaurelino Freitas dos Santos (1º tesoureiro)
Nílson Barres Costa (2ª tesoureiro)
Eduardo Abs da Cruz Netto Costa (diretor social)

Suplentes
Danilo Eduardo Gonçalves Lima
Cristion Moreira Coelho
 Tanira Ramos dos Santos
Mário Roberto Marnatti Torman
Salvador Damasceno Poschi
João Machado Brum
Ana Maria Gonçalves Fernandes

Conselho Fiscal - efetivos
Leonardi Silveira Ritta
Luiz Altamir Marques
Moisés Navarrina Gomes

Conselho Fiscal - suplentes
Dalvando Boavista Moraes
Luís Fernando da Silva Hobuss
Quélen Janaína Ribeiro Garcia

Comissão de Ética - efetivos
Zeneri Pinheiro de Oliveira
Fábio Antonio Veiga da Silva
Luiz Ariovaldo Correa Bandeira
Reginaldo Moreira Coelho
Mário Sérgio Duarte Ramos

Comissão de Ética - suplentes
Renato Vágner Rodrigues Melgarejo
Marcos Marcelo Barbosa Vivian
Sandra Mara Cardoso da Silva
Elizabete da Silva Ximendes

Delegados representantes - efetivos
Nei Freitas dos Santos
Alex Pires da Silva

Delegados representantes - suplentes
Paulo Roberto Maurente Sudbrack
Cláudio Maubrigades Medeiros




OBS: Créditos das fotos: Janaína Caletti Müller

Jornalista responsável: Emanuel Müller
MTE 9810
Assessoria de Comunicação Social
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé e Região
(53) - 9972-5797

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Médicos belgas dizem ter descoberto novo ligamento no joelho


  • Hospitais da Universidade de Leuven
    Com a descoberta, médicos esperam fazer melhores cirurgias no joelho
    Com a descoberta, médicos esperam fazer melhores cirurgias no joelho
Dois médicos belgas afirmam ter confirmado a existência de um novo ligamento no joelho, chamado de ligamento anterolateral (ou ALL, na sigla em inglês).

Em um artigo na publicação especializada Journal of Anatomy, Steven Claes e Johan Bellemans, do Hospital da Universidade de Leuven, na Bélgica, sugerem que este ligamento pode ter um papel importante na recuperação de uma das lesões mais comuns de joelho ligada à prática de esportes.

Os médicos afirmam que, apesar de já existirem algumas pistas sobre a existência do ligamento, esta é a primeira vez que sua estrutura e propósito são estabelecidos claramente.

A sugestão da existência deste ligamento em particular foi divulgada pela primeira vez pelo cirurgião francês Paul Segond em 1879, mas, por muitos anos, a estrutura não foi investigada mais a fundo.

Agora, trabalhando com base em estudos de outros cientistas, os médicos belgas dizem ter conseguido mapear o ligamento, que vai do lado mais externo do osso da coxa (fêmur) para a tíbia.

No entanto, especialistas afirmam que mais estudos são necessários para provar a relevância da descoberta para pessoas que tem que passar por cirurgias no joelho.
Ampliar

Veja os destaques do UOL Saúde (2013)161 fotos

161 / 161
30.out.2013 - Uma jovem de 17 anos da província de Fujian, no sudeste da China, recebeu um novo rosto depois que a face havia sido implantada em seu peito durante alguns meses para que se desenvolvesse, como mostrado na foto 159 deste álbum. A primeira foto da jovem Xu Jianmei após a cirurgia acaba de ser divulgada Leia maisReuters/China Daily
'Compreensão'

Há quatro ligamentos principais no joelho, se cruzando entre o fêmur e a tíbia para garantir a estabilidade e evitar movimentos excessivos de nossos membros.

Mas a anatomia da articulação é considerada complexa e vários grupos de cientistas e especialistas têm explorado as estruturas menos definidas da articulação há algum tempo.

"Se você olhar para a história (da pesquisa nesta área), sempre houve uma compreensão velada de que alguma coisa estava acontecendo daquele lado do joelho, mas este trabalho finalmente nos dá uma compreensão melhor. Acho muito animador, não há dúvida de que eles descobriram uma estrutura anatômica muito importante", afirmou Joel Melton, cirurgião no Hospital Addenbrooke, de Cambridge, na Grã-Bretanha.

Os médicos belgas usaram técnicas de dissecação microscópica para examinar 41 joelhos e conseguiram identificar o ligamento em 40 amostras.

De acordo com os médicos, a presença deste feixe de tecido pode ajudar na compreensão e tratamento de uma lesão muito comum em esportistas, o rompimento do ligamento cruzado anterior.

Esta lesão é comum em pessoas que giram sobre o próprio eixo enquanto praticam esportes, atletas e jogadores de basquete, de futebol e esquiadores. Um rompimento pode ocorrer quando a pessoa muda de direção rapidamente ou para repentinamente, o que causa dor, inchaço e a redução dos movimentos no joelho.

Apesar da melhora nas técnicas de cirurgia para recuperação desta lesão, entre 10% e 20% das pessoas que passam pelo procedimento não têm uma recuperação total.

Claes e Bellemans acreditam que uma lesão no ligamento anterolateral pode ser, em parte, responsável por isso. Os médicos até lançaram a hipótese de que algumas pessoas podem lesionar o ligamento anterolateral e o ligamento cruzado anterior ao mesmo tempo.

Os estudos biomecânicos realizados pelos belgas sugerem que um rompimento neste novo ligamento pode ser também o responsável por pequenas fraturas que, anteriormente, foram atribuídas ao ligamento cruzado anterior.

Enquanto que alguns especialistas elogiam a descoberta, outros preferem ser mais cautelosos.

Gordon Bannister, professor de ortopedia da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, afirmou que, "sem dúvida isto é uma pesquisa muito interessante do ponto de vista anatômico, mas, no momento, não é um grande avanço clínico".

"O papel (do novo ligamento) nas lesões no joelho é uma hipótese perfeitamente razoável para ser estudada, mas o passo mais importante é ver se alguma intervenção ao ligamento realmente faz uma diferença maior para os pacientes", afirmou.

Cirurgia

Claes e Bellemans já começaram a explorar a possibilidade de tratamento e até já oferecem reparos no novo ligamento em certos casos.

Os próximos passos serão aperfeiçoar as técnicas de tratamento monitorar os pacientes para verificar se a mobilidade deles melhorou de forma permanente.

"Nós, cirurgiões, poderemos ter que repensar o que sabemos sobre as lesões comuns do ligamento cruzado anterior. Apesar de termos esclarecidos o propósito deste ligamento e seu papel em lesões comuns, agora precisamos descobrir e ter certeza de quando é melhor uma intervenção cirúrgica", afirmou.

"Estudos no longo prazo nos darão a resposta e, esperamos, nos permitirão aperfeiçoar técnicas minimamente invasivas para dar a nossos pacientes uma recuperação melhor", acrescentou.
Ampliar

Cirurgia feita com tablet usa realidade aumentada para reconstruir órgão9 fotos

1 / 9
O professor e chefe de cirurgia geral e visceral do hospital Hamburg-Barmbek, na Alemanha, Karl Oldhafer, e sua equipe participam de cirurgia de fígado que contou com o apoio de um tablet com realidade aumentada. A tecnologia permite que o fígado seja reconstruído com base em um modelo 3D do órgão. Desenvolvido pela empresa alemã Fraunhofer Mevis, o procedimento também ajuda os cirurgiões a localizar estruturas críticas, tais como tumores e vasos Leia mais Fabian Bimmer /Reuters